sexta-feira, 29 de outubro de 2010

"Jogar jogos com as crianças"- Actividade




       No dia 13 de Outubro foi-nos proposto pela Professora Maria do Rosário uma pesquisa sobre um site educativo que fosse possível trabalhar com as crianças. Deste modo a nossa escolha recaiu sobre o site www.junior.te.pt. Este site encontra-se dividido em três partes, com actividades destinadas ao jardim-de-infância, 1º ciclo e 2ºciclo respectivamente. O nosso público-alvo são crianças do 1º ciclo, o jogo proposto esta relacionado com uma temática do estudo do meio, nomeadamente o ciclo da água.
       Em relação ao jogo este é constituído por uma imagem sobre o ciclo da água, do lado esquerdo encontram-se várias palavras relacionadas com este tema, sendo que a tarefa da criança é conseguir completar a imagem com o auxilio das palavras. Um dos objectivos que nos despertou atenção neste jogo foi o facto de quando colocamos o cursor do rato sobre a imagem este demonstra-nos os vários  processos de transformação que ocorrem no ciclo da água, o que facilita o raciocínio da criança. 
       Um dos aspectos positivos é o facto de ser possível à criança colocar as respostas no sitio que entender, não havendo nenhum entravo por parte do jogo. Após estarem preenchidos todos os campos é possível visualizarmos o número de respostas correctas, assim como as suas soluções. 
       Após a apresentação em aula o feedback recebido por parte da Professora foi positivo, visto que era uma actividade diferente das restantes apresentadas em aula, uma vez que a maior parte dos jogos apresentados continham uma característica muito particular neste tipo de jogos- Tentativa - erro.  Estes jogos fazem com que a criança perca o interesse pelo mesmo, caso a resposta se encontre errada o jogo não transmite à criança a resposta correcta, assim esta encontra-se sistematicamente a cometer erros sem obter soluções.
    
       Com base na leitura "Avaliação de software educativo, Ensina-me a pescar!", cada vez mais os professores/educadores sentem a necessidade de recorrer às novas tecnologias e devem incorpora-las nas suas práticas profissionais e na dos seus alunos. É importante que a escola tire partido do grande desenvolvimento tecnológico assim como das tecnologias de comunicação e informação, a sua implementação tem como objectivo preparar os jovens para o sucesso no mundo cheio de tecnologias. Existem muitas dúvidas por parte da escola sobre o que poderá ou não ser implementado para fins educativos e pedagógicos, é importante fazer uma avaliação e certificação da qualidade dos produtos a serem apresentados.
       O grande objectivo do software educativo de auto-aprendizagem é que à medida que as crianças exploram e brincam acabam ser querer por adquirir diversos conhecimentos que mais tarde serão essenciais para a sua vida futura. Os jogos educativos não são perfeitos, é impossível criar um jogo que se adequo a todas as crianças e a todas as faixas etárias. É importante que os jogos tenham soluções para que quando a criança erre tenha a solução do seu erro e assim aprenda através do erro. Os professores devem ter em conta estes aspectos e fornecer jogos mais próximos do real.



Bibliografia:
·         COSTA, F. Avaliação de Software Educativo: Ensinem-me a pescar!, Universidade de Lisboa.

1 comentário:

  1. Caras alunas, eis um comentário à vossa reflexão.
    A hiperligação para o jogo que vocês escolheram devia levar-nos directamente a ele, para podermos perceber melhor a vossa mensagem.

    O comentário sobre os jogos de tentativa erro não inclui a possibilidade de este fornecer informação adicional que permite ao aluno perceber o erro que cometeu ou e optar pela opção certa, mas sem lhe fornecer a solução directamente.

    Quanto ao comentário na sua generalidade, parece superficial e não reflecte nenhuma informação contidas nos textos de que se sugeriu a leitura.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar