segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Texto reflexivo sobre a Televisão

       Com base numa citação de Roberto Carneiro, foi-nos proposto pela Professor Helena Camacho a realização de uma reflexão a ter em conta a televisão nos dias de hoje e a sua utilidade na aprendizagem dos alunos.

Texto Reflexivo


"Uma escola plenamente consciente da mais-valia  educativa do seu tempo e uma televisão pujante e volátil mais respeitadora de uma inteligente divisão de tarefas entre meios formativos diferenciados podem constituir a combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação, aberta aos desafios do futuro e capaz de protagonizar os superiores desígnios da Humanidade."
Roberto Carneiro

Segundo Roberto Carneiro, a escola e a televisão podem “constituir a combinação mais explosivamente produtiva para uma nova educação”, ou seja, através da televisão a escola pode desenvolver novos métodos de ensino.
Através de vários programas televisivos desenvolvem-se diversas actividades lúdico-pedagógicas com vista a consolidar a aprendizagem nas diversas áreas disciplinares. Actualmente os alunos têm uma maior facilidade no acesso aos meios de comunicação, não esquecendo que estes fazem parte da nossa cultura. Entre eles está a televisão e, como tal, grande parte dos conhecimentos são adquiridos através da mesma, mas nem sempre estes conhecimentos são bem consolidados tornando-se por vezes confusos para algumas crianças, pelo modo como são transmitidos.
No que diz respeito ao desenvolvimento da Língua Portuguesa (e com base nas leituras efectuadas), a televisão permite estruturar o discurso oral; interpretar a linguagem não verbal; desenvolver a competência narrativa, assim como a literacia e a leitura, o que se mostra vantajoso para os alunos.
É importante não deixar a televisão de parte no processo de ensino-aprendizagem, tendo em conta os seus benefícios, no entanto deve-se saber tirar partido do melhor que a televisão tem e aplíca-la na educação das crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário