segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Actividade com a televisão

RTP - FALAESCREVEACERTAGANHA



1º- A emissão televisiva é um concurso sobre a Língua Portuguesa, "FALAESCREVEACERTAGANHA", todos os dias pelas 17h, da autoria de Teresa Paixão emitida pela RTP2 desde 2009. Destina-se ao 2º ciclo a crianças que frequentem o 5º e 6º ano de escolaridade mais propriamente com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Em relação à descrição do programa, este é constituído por duas equipas de escolas diferentes em que o objectivo principal é a resposta a questões relacionadas com a Língua Portuguesa, nomeadamente, perguntas sobre gramática e ortografia. Dentro das cinco provas existentes ao longo da emissão, os concorrentes terão de soletrar palavras, corrigir erros, leitura e interpretação de textos. A pessoa que vai avaliar a leitura de cada concorrente é o (a) autor(a) do livro em questão. O lema deste programa é “A brincar também se aprende”.
Em relação ao apresentador, Pedro Castro, este não se encontra presente fisicamente, sendo que os concorrentes só contactam com o mesmo através de um ecrã.
3º- Uma vez que este programa destina-se à disciplina de Língua Portuguesa, incentiva as crianças a terem um maior interesse pela sua língua materna. Através das provas, as crianças podem consolidar conhecimentos adquiridos na escola, nomeadamente na área da gramática, que é onde se verifica uma maior dificuldade por parte dos alunos. É um dos poucos programas que se destinam directamente à Língua Portuguesa, com ele aprendem não só os concorrentes em estúdio, como também os telespectadores. Em relação à parte mais direccionada para a leitura, esta contém elementos de avaliação, obrigando a que os concorrentes exercitem a leitura, de modo a obterem bons resultados. Esta avaliação passa pela colocação de voz, respeito da pontuação, expressividade, ritmo e dicção.
No geral, este programa tem como objectivo desenvolver as competências da Língua Portuguesa, previstas no programa de Língua Portuguesa para o 5º e 6º ano.
É importante referir que a equipa que entrar para o ranking do programa com a melhor classificação habilita-se a uma viagem a São Paulo, no Brasil, nomeadamente ao museu da Língua Portuguesa.
4º- Actividade:
Após a visualização de uma das emissões do programa em questão, a turma é dividida por grupos de modo a fazer uma reconstituição do programa, com os alunos. Antes do início da actividade, os grupos formados teriam como tarefa seleccionar 5 perguntas/respostas de um tema relacionado com o programa escolar, cada pergunta deverá corresponder às 5 provas do programa televisivo, sendo que seriam entregues ao elemento que se disponibilizasse para o papel de apresentador. No que diz respeito à prova de leitura o papel de avaliador ficaria a cargo do professor e o livro trabalhado seria um dos obrigatórios do programa (5º/6º ano), como por exemplo “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner ou o “Ulisses” de Maria Alberta Menéres. 

Imagem: acedida a 10 de Janeiro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário