segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Segurança na Internet




O material que se encontra disponível na internet não é supervisionado por nenhuma entidade, sendo que os serviços encontram-se ao dispor de qualquer utilizador não havendo restrições. É importante saber orientar a criança tendo em conta os perigos e benefícios da internet.
A curiosidade das crianças devem ser vista como algo saudável e a sua pesquisa na internet poderá trazer benefícios ao nível das aprendizagens, no entanto é importante que a utilização seja supervisionada mas não impedida à criança.

Segundo Ana Monteiro “não é eficaz tentar erradicar ou interditar esses perigos. Os programas de bloqueio e filtragem de sites ou não resultam ou impedem o acesso a conteúdos inofensivos e até mesmo educativos”.

            Os jovens devem ser educados a lidar com o novo mundo que os rodeia, evitar as ameaças mas sobretudo aproveitar cada oportunidade de aprendizagem. Cabe aos adultos alertá-los para os perigos que poderão por em risco a sua integridade física e psicológica, nunca escondendo às crianças os verdadeiros riscos, mas sim chamá-las à realidade.

Num dos relatórios preparatórios do programa da União Europeia Safer Internet, os autores delineiam três categorias de riscos: conteúdo, contactos e comércio (Williams et all, 2000). A primeira categoria diz respeito ao “acesso a conteúdos inadequados, como pornografia, pornografia infantil” ou “sítios violentos” que veiculam, por exemplo, o racismo ou o ódio. O segundo grupo engloba o “estabelecimento de contactos” que potenciem posteriores encontros pessoais, dos quais podem resultar, por exemplo, abusos físicos. A última categoria refere-se à não distinção de conteúdos publicitários, bem como à venda directa e recolha de informações que violem a vida privada (2000: 4).

De seguida deixamos aqui alguns pontos que devem ser tidos em consideração quando se pretende utilizar a internet.

Proibido
  • Dar dados pessoais a pessoas que se «conheçam» através da internet, para além do e-mail, como, por exemplo, o telefone ou a morada completa. Do mesmo modo, não se devem (nestes casos e sem autorização) dar informações pessoais sobre membros da família ou amigos.
  • Dar o número de cartões de crédito ou de quaisquer documentos pessoais.
  • Copiar documentos (textos, fotografias, etc.) que estejam online e utilizá-los sem dizer (escrever) de onde foram retirados ou quem os fez.
  • Responder a mensagens ou contactos mal educados, provocadores ou que falem de assuntos inadequados.

Bibliografia: 
  • V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação -  "A internet na vida das crianças: como lidar com os perigos e oportunidades", Ana Monteiro
  • imagem : acedida a 10 de Janeiro de 2011



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